GP na Vida Real

Gerenciamento de Projetos na Vida Real

Oobjetivo do curso é capacitar os participantes nas técnicas e nos processos de planejamento e gerenciamento de projetos. As aulas são expositivas e com exercícios práticos, e acompanhamento em “cases” práticos dentro da organização onde tais profissionais atuam. Toda a condução do treinamento é orientada a desafios práticos que a Gerência de Projetos se depara diariamente. Cada desafio e cada demanda usuais de se apresentarem na condução de um projeto prático são apresentados e discutidos.

Uma vez identificada claramente a necessidade pelos participantes, são discutidas as ações necessárias para a atuação da Gerência de Projetos, e a respectiva estruturação de procedimentos requerida.

Para cada conjunto de procedimentos são discutidos alguns métodos para dar visibilidade necessária a fim de viabilizar o controle e monitoramento sistemático do andamento dos projetos, e o conjunto de informações de projeto relevantes a cada tipo de projeto administrado pela organização.

Com este referencial é possível identificar a metodologia de projeto mais adequada à organização e até mesmo ter um referencial a respeito de qual sistema de informação é o mais adequado às necessidades de Gerência de Projetos dentro daquela organização.

Em toda a condução desta abordagem, oportunamente são referenciados o corpo de conhecimentos em Gerência de Projetos conforme o PMBOK® envolvido. Isto pode ser de grande auxílio aos profissionais que queiram se preparar para uma certificação, embora esta não seja a ênfase do treinamento, que visa primordialmente a aplicação prática.

Público Alvo

  • Profissionais que atuam em administração de empresas e instituições
  • Responsáveis pela condução de projetos e empreendimentos de qualquer natureza
  • Em casos de grupos fechados em empresas, é possível a contextualização do conteúdo, aplicando-o ao objeto de trabalho mais recorrente, à escolha da organização.

Pré-Requsitos

Não há pré-requisitos.

O que o aluno recebe

  • Apostila contendo cópia das transparências utilizadas em aula
  • Apostila de exercícios contendo modelos de formulários para o desenvolvimento de projeto
  • Caso para estudo e exemplo
  • Diagrama em papel especial, visando acesso rápido aos principais processos do ciclo de vida do gerenciamento de um projeto.
  • O curso fornece PDU’s para quem é certificado PMP.

Instrutor certificado PMP® e PRINCE2™ Foundation e Practitioner.

Tópicos

O programa é sugerido, uma vez que a lista de itens pode ser customizada e simplificada conforme as características do tipo de atividade dos participantes.

1. Preparando o Plano de Ação de projetos dentro da organização

1.1. Especificando resultados e fases conforme o tipo de projeto

1.2. Especificando o ciclo de vida do projeto

1.2.1. Avaliação da viabilidade do projeto (elaboração de RFP, resposta a RFP, iniciação formal de projeto, etc..)

1.2.2. Criação do plano de projeto

1.2.3. Criação da especificação dos resultados de projeto – tornando tangível e dando visibilidade ao projeto

1.2.4. Geração destes resultados projetados

1.2.5. Teste e implementação dos resultados

 

2. Principais ações de Projeto

2.1. Os processos recorrentes de Projeto (início, Planejamento, Execução, Controle e Conclusão)

2.2. As ações essenciais de Projeto e respectivos resultados – Fases, Processos e ações gerando resultados

 

3. Principais ações Gerenciamento de Projeto

3.1. Demonstração da viabilidade e necessidade do projeto

3.2. Obtenção de autorização de projeto e respectivo comprometimento

3.3. Descrição de escopo de projeto

3.4. Definição da seqüência de atividades de projeto

3.5. Desenvolver o cronograma de custo e prazo do projeto

3.6. Elaboração do orçamento e plano de desembolso do projeto

3.7. Organizar e alocar os recursos de projeto

3.8. Criar um plano de qualidade do projeto

3.9. Criar um plano de comunicações de projeto

3.10. Identificar riscos e respectivo plano de resposta

3.11. Identificar eventual demanda por aquisições externas

3.12. Organizando o plano de projeto

3.13. Fechamento da fase de planejamento

3.14. Revisão do plano e eventual replanejamento, quando necessário

3.15. Execução das atividades de projeto

3.16. Dicas para as atividades de controle de projeto

3.17. Fechamento das atividades de projeto

4. Algumas Dicas e tópicos de Gerenciamento de Projetos

4.1. Gerenciando técnicos em área de especialidade alheia à do Gerente de Projeto

4.2. Síntese das principais ações do Gerente de Projeto e seus respectivos resultados

4.3. Capitalizando as lições aprendidas em novos projetos e definindo as melhores práticas (Gestão do Conhecimento)

4.4. A arte de identificar e gerenciar Riscos

4.5. Simplificações potenciais na metodologia de projetos, avaliadas conforme o grau de risco dos projetos

4.6. Diretivas de quando terminar com projetos problemáticos e/ou como recuperá-los

4.7. Recursos disponíveis para dar suporte ao continuo aperfeiçoamento dos Gerentes de Projeto

4.8. Formatando e consolidando uma metodologia de projeto na organização

4.9. Diferenças da Gerência de Projetos em organizações orientadas a produto e orientadas a serviço

4.10. Escolhendo as ferramentas de suporte à metodologia de projeto sedimentada 4.11. Encaminhamento para o estabelecimento de um escritório de projetos – eventual aplicação do escritório virtual

4.12. Selecionando e aperfeiçoando Gerentes de Projeto – o PMCD do PMI

4.13. Viabilidade de trabalho com equipe de projeto distribuída geograficamente e como aplicar uma metodologia nestes casos

4.14. Gerenciando mudanças (Change Management) na implantação de projetos

4.15. Gerenciando mudanças de escopo de Projeto

4.16. Técnicas para visibilidade ao acompanhamento de projetos (Kick-off e PPP – Progresso, Próximos Passos e Pontos de Atenção – o “painel” do Gerente de Projetos)