PRINCE2 a Partir de Lições de Falhas

Palestras

Apresentação e posterior discussão patrocinada pelo GUGP da SUCESU-RS na PUC sobre a abordagem da metodologia PRINCE2 a partir de pesquisas sobre os fatores de falhas em projetos e a luz do novo guia sobre complexidade em projetos lançado recentemente pelo PMI. Nesta palestra são apresentadas pesquisas do Governo Britanico de 2005 e 2006 que orientaram a última grande revisão do PRINCE2 em 2009. Vários aspectos desta revisão endereçam os fatores de falha identificados em projetos. Estes fatores foram identificados como fatores de complexidade em projetos pelas pesquisas do PMI GOC desde 2008, que culminaram com o lançamento do guia de complexidade lançado neste ano, e que pode ser a semente de uma grande mudança em como entendemos e abordamos a capacitação em Gerenciamento de Projetos.

O panorama mundial do Gerenciamento de Projetos de TI e a abordagem do PMI

Palestras

Agosto/2007 – O panorama mundial do Gerenciamento de Projetos de TI e a abordagem do PMI®

Palestra sobre o cenário mundial do contexto do projetos de TI e os efeitos das peculiaridades da Ciência da Computação tem sobre TI e sobre o gerenciamento de projetos de TI. Também faz uma breve apresentação do IS-SIG e da respectiva publicação ‘In Our Experience: Lessons Learned from Managing IS Projects. Information Systems Specific Interest Group do PMI. 2002’. Evento de abertura do Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Tecnologia da Informação da PUC/FACIN.

Gerência de Projetos Corporativa como Fator Competitivo

Palestras

A Gerência de Projetos Corporativa como Fator Competitivo:

  • Tendências em Gerência de Projetos
  • O modelo de referência em maturidade em Gerência de Projetos (OPMM – Organizational Project Management Maturity)
  • Etapas para implantar uma cultura de Gestão Orientada a Projetos
  • Gerência de Projetos e Gestão Orientada a Projetos e o CMM nível 2 e 3
  • Estratégia para pequenas empresas de TI visando Gerência de Projetos e
  • Gestão Orientada a Projetos

Palestra ministrada ministrada em 15/5/2003 e 10/06/2003 no SEPROGS.

Gerenciamento de Projetos alinhado com o Negócio

Palestras

Gerenciamento de Projetos alinhado com o Negócio

Palestra ministrada em Curitiba no 11º Seminário de GP da UFPR em 4/10/2012 (cujo tema era “Gerenciamento de Projetos alinhado com o Negócio”) sobre ‘Estratégia metodológica de Gerenciamento de Projetos orientado ao negócio’. (Link http://www.nucleoapolo.ufpr.br/sigp2012/index.php). Resumo:

‘Com a aceleração das mudanças de mercado e sociedade o critério de sucesso dos projetos se torna mais complexo. A justificativa do projeto assume vital importância. Nesta preleção será apresentada a abordagem de gestão de projetos utilizada pelo Governo Britânico, que garante uma continua aderência do projeto à sua justificativa e nível de riscos aceitável.’

O grau de definição do Gerenciamento como valor em projetos de capital

Palestras

O grau de definição do Gerenciamento como valor em projetos de capital

Com a experiência em empreendimentos industriais tem-se constatado na pratica o grande valor que o Gerenciamento de Projetos pode agregar, principalmente como uma forma de mitigar os riscos da execução e depois os riscos de não alcançar os benefícios que no início respaldaram a decisão de investir no empreendimento. Nesta breve preleção é apresentada a principal abordagem desenvolvida pelo mercado para reduzir as incertezas no processo decisório, o FEL – Front-End Loading e o papel fundamental que o Gerenciamento de Projetos tem no Plano de Execução de Empreendimento. Também será discutido o conceito de VALOR da definição e planejamento de empreendimentos industriais. Finalmente é apresentada a mais recente proposta do APMG INDEX, que permite identificar, conforme o perfil de complexidade de um projeto, em qual direção se deve investir em maior definição para aumentar as chances de seu sucesso.