MSP® – Managing Successful Programmes

OMSP (Managing Successful Programmes – http://www.msp-officialsite.com/) é um guia de melhores práticas da OGC (Office of Government Commerce, uma organização governamental do Tesouro Britânico) e utilizado pelo governo Britânico e por instituições públicas e privadas na Europa. Ele foi desenvolvido utilizando a experiência coletiva e a experiência prática de alguns dos principais profissionais da área. Managing Successful Programmes é único em seu status como uma estrutura flexível de melhores práticas. Lançado em 1999, em 2007 uma terceira versão foi liberada para refletir a evolução do conhecimento da gestão do programa. O MSP e é uma qualificação reconhecida mundialmente.

MSP descreve a gestão do programa como uma “abordagem pragmática de gestão, robusta que irá ajudar as organizações a entregar e perceber os benefícios necessários, inovação e novas formas de trabalho que irão assegurar o sucesso com os grandes projetos e programas de mudança de negócios”. ‘Managing Successful Programmes’ fornece a uma empresa ou organização uma estrutura e estratégias da gestão do programa – em outras palavras, fornecendo uma abordagem para a gestão da mudança e entregando benefícios para o negócio a partir de um conjunto de projetos relacionados. A abordagem de gerenciar um empreendimento como um programa ao invés de um projeto se torna cada vez mais fundamental na medida em que é maior a incerteza relativa tanto com respeito a forma como os benefícios serão obtidos quanto com respeito até mesmo se com o passar do tempo existe um risco significativo dos benefícios inicialmente buscados não serem mais desejados. Nestes casos a abordagem estratégica de gerenciamento se torna imperativa, e deve prevalecer sobre a abordagem tática, típica no gerenciamento de projeto.

Um projeto cumprido ou projetos são a base do sucesso de um programa. Um programa é composto de um conjunto específico de projetos identificados por uma organização que, juntos, entregarão um objetivo definido, ou um conjunto de objetivos, para a organização. Os objetivos ou objetivo do programa são normalmente a um nível estratégico, de modo que a organização possa obter vantagens e melhorias em sua operação de negócios.

MSP está se tornando cada vez mais um aspecto importante da gestão de mudança nos negócios, quer seja em partes diferentes de uma organização, toda a organização ou com um grupo de organizações. Através da gestão do programa, mudanças podem ser feitas dentro de uma empresa tal que seja benéfica para o negócio, e não prejudicial, porque a mudança está sempre ocorrendo dentro de uma organização e uma resposta é sempre necessária, por exemplo, como processos ou serviços novos são introduzidos ou quando as relações com o fornecedor alteram. A mudança pode ser interna, como a melhoria da qualidade dos produtos, ou como novas políticas governamentais externas.

MSP desempenha um papel importante ao permitir que projetos possam trabalhar em uma determinada maneira para o sucesso de um programa, e organiza pessoas para as atividades a fim de alcançar seu objetivo. MSP também é necessário para ajudar as organizações a alcançar a excelência por meio de melhoria de práticas, oferecendo serviços de melhor qualidade, preparando de forma mais eficaz para o futuro e encorajando a inovação. Com a pressão constante para as empresas e organizações para mudar continuamente devido aos condutores internos e externos, há uma grande chance de fracasso. No entanto, o MSP foi concebido para ajudar a quase todas as empresas/organizações para ter sucesso no ambiente competitivo de hoje.