Gestão de Mudança Organizacional

Gestão de Mudança Organizacional – 16h

Oobjetivo do curso é fornecer subsídios para planejar uma mudança organizacional com base em mudanças de processos de TI; identificar o perfil exibido por individuos, equipes e organizações durante as mudanças; para incrementar a dinâmica entre individuos e equipes para melhorar o desempenho; avaliar a disponibilidade e condições de uma organização para a mudança, por meio de aplicação de abordagens e técnicas já testadas; e avaliar os estilos de liderança e respectivo impacto na mudança.

A abordagem do curso é predominantemente expositiva, com a promoção de discussões sobre várias situações a nível estratégico que requerem a aplicação de algumas melhores práticas de gestão recomendadas. A apropriação dos conceitos é mais eficaz com a contextualização nas experiências dos participantes, além de alguns exercícios práticos.

 

Público Alvo

  • Gerentes de Projetos
  • Integrantes de equipe de gestão de projetos ou programas
  • Gestores de contratos e executivos em geral com experiência em projetos de porte que queiram se aprimorar na gestão de mudanças organizacionais.

 

Pré-Requisitos

Fundamental conhecer os conceitos e princípios básicos de Gerenciamento de Projetos e ter experiência em nível médio ou acima de gestão organizacional. Sem tal antecedente, o participante pode ter muito pouco benefício com o curso, já que este irá abordar situações e cenários complexos de gestão, principalmente a nível estratégico.

 

O que o aluno recebe

  • Apostila contendo cópia das transparências utilizadas em aula
  • O curso fornece PDU’s para quem é certificado PMP.

Instrutor certificado PMP®, PRINCE2™, P3O e MSP™.

 

Tópicos

  • Definindo Mudança Organizacional
  • Como as organizações funcionam de fato
  • Modelos e abordagens para mudança organizacional
  • Liderança das mudanças
  • Liderança visionária
  • O papel dos líderes
  • Estilos e habilidades da liderança
  • Liderança distinta para as diferentes fases da mudança
  • A importância do auto conhecimento e dos recursos interiores
  • Mudança de processos com base em TI
  • A estratégia e a TI
  • O papel da gestão da TI
  • A necessidade por gestores de mudança da TI
  • Conseguindo a mudança nos processos
  • Mudando a cultura da informação
  • Novas regras para uma nova era
  • Os 7 passos para a mudança
  • Mobilizar energia e comprometimento através da identificação do problemas nos negócios e respectivas soluções
  • Desenvolver uma visão compartilhada de como organizar e gerenciar para a competitividade
  • Identificar a liderança
  • Focar em resultados e não em atividades
  • Entendendo o objetivo
  • Definindo a equipe de mudança
  • Planejando como obter a mudança
  • Verificando a abertura e capacidade para a mudança
  • Implementando a mudança
  • Iniciar a mudança na periferia, deixando depois se espalhar para outras unidades sem precisar ser empurrada de cima
  • Mantendo todos fazendo o que se espera de cada um
  • Implementando o plano
  • Monitorando e ajustando
  • Endereçando os problemas
  • Testando soluções
  • Pontos de decisão e critérios de aceites
  • Anunciando e celebrando as conquistas de modo apropriado
  • Institucionalizar o sucesso através politicas formais, sistemas e estruturas
  • Assegurando congruência na gestão do desempenho
  • Auxiliar a adaptação das pessoas
  • Admitir os erros
  • Finalizar a mudança
  • Monitorando e ajustando estratégias em resposta a problemas durante o processo de mudança
  • Gerenciando as comunicações
  • Apontando o responsável/gestor das comunicações
  • Entendendo o ambiente
  • Desenvolvendo as mensagens chave
  • Identificando a audiência alvo
  • Definindo a lista de atividades de comunicação
  • Determinando a agenda e o meio de comunicação
  • Designando as responsabilidades de comunicação
  • Ativando o plano de comunicação